sexta-feira, 5 de agosto de 2011
ESOPO
Um dia desses, meu sobrinho me pediu ajuda para um trabalho de literatura.
LITERATURA?
Meu sobrinho está cursando o quinto ano fundamental e, não é comum, nessa fase escolar, o ensino de literatura.
Ao analisar seus apontamentos e livros, percebi que a proposta do currículo escolar era fazer a inicialização ao conceito de literatura e, partindo daí, apresentar os diversos gêneros literários, poesia, conto, crônica, fábulas, etc...
O trabalho escolar era sobre Esopo, autor das mais conhecidas fábulas.
Mas, a proposta era conhecer a vida do autor!
A professora pediu que os alunos pesquisassem sobre a vida de Esopo, ao invés de apresentar o gênero, fábula.
Mas, de que vale saber sobre a biografia de um autor antes mesmo de conhecer o gênero em que ele escreve?
Ainda mais, Esopo! Uma figura mitológica.
Por não haver provas, questiona-se que um dia ele tenha existido!
Essa é mais uma prova da crise que estamos vivendo.
Professores desqualificados, desmotivados e sem conhecimentos metodológicos eficazes para a intodução literária.
Assim se explica o desentusiasmo de nossos estudantes pelas maravilhosas viagens literárias.
Por Ana Paula Sousa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
...traigo
ResponderExcluirsangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...
desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ
COMPARTIENDO ILUSION
ANA...PAULA
CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...
ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TOQUE DE CANELA ,STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.
José
Ramón...